Notice: Undefined offset: 0 in /home1/insti703/idshomem.com.br/wp-includes/meta.php on line 638
Impotência Sexual - IDS - Clínica do Homem - Andrologia - Infertilidade masculina - Tratamento para impotência sexual

Impotência Sexual

A disfunção erétil (DE) ou impotência sexual é a incapacidade de obter ou manter uma ereção que permita a atividade sexual satisfatória, prejudicando as relações afetivas e a qualidade de vida.

Pesquisas recentes têm demonstrado, que cerca de 52% dos homens entre 40 e 70 anos têm algum grau de impotência. Esse número tende a aumentar com a idade, podendo chegar a 70% após os 75 anos.

Os principais fatores de risco estão relacionados ao processo de aterosclerose e lesão vascular peniana, tais como: hipertensão, diabetes, elevação do colesterol e sedentarismo.

Além disso, alterações hormonais e o uso de determinadas medicações também podem levar a impotência.

A avaliação individualizada é fundamental para o diagnóstico e a determinação das causas da impotência sexual, possibilitando o planejamento do tratamento.

O tratamento medicamentoso se iniciou em 1980, através do uso de injeções de agentes vasodilatadores no pênis. Os principais riscos relacionados a esta forma de tratamento são dor local, hematoma, fibrose peniana, infecção e priapismo (ereção prolongada e dolorosa).

Após o lançamento do sildenafil (Viagra) em 1988, as injeções foram sendo substituídas gradualmente pelas medicações orais e sublinguais.

Existem hoje diversos medicamentos disponíveis para o tratamento da disfunção erétil, podendo ser utilizados isoladamente ou em associação, de forma regular ou sob demanda.
Uma das mais recentes opções de tratamento para a impotência sexual é a aplicação de Ondas de Choque de Baixa Intensidade no pênis.

Diversas publicações em revistas científicas tem demonstrado o benefício das ondas de choque no tratamento de pacientes com disfunção erétil. As ondas de choque atuam na recuperação dos vasos sanguíneos penianos, favorecendo a melhora da ereção. O tratamento consiste em aplicações seriadas, podendo ser recomendado de forma isolada ou em conjunto com outras medidas de tratamento, dentro de protocolos individualizados para cada caso.

Próteses penianas

As próteses penianas são hoje indicadas principalmente em pacientes refratários a todas as formas de tratamento, com o objetivo de fornecer rigidez suficiente para o retorno da atividade sexual.

As próteses podem ser semi-rígidas ou infláveis, e a escolha leva em consideração aspectos relacionados a etiologia da impotência sexual, habilidade manual para o acionamento do dispositivo, custo e condições clínicas em geral.

× Agendar Consulta