Os tratamentos cirúrgicos considerados para os homens envolvem, principalmente a cirurgia de varicocele (Saiba Mais) ou reversão da vasectomia (Saiba Mais). Nos casos de ausência de espermatozoides no sêmen, podem ser utilizados procedimentos cirúrgicos para a coleta dos espermatozoides diretamente do testículo ou do epidídimo.
Confira alguns procedimentos e entenda cada um deles.
PESA (Aspiração Percutânea de Espermatozoides)
A PESA é a punção do epidídimo com agulha visando aspirar espermatozoides de um bolsão para serem usados no tratamento de fertilização in vitro.
A PESA é uma técnica muito utilizada para pacientes vasectomizados (que não desejarem realizar a cirurgia de reversão) ou com outras causas de obstrução dos ductos ejaculatórios.


TESA (Aspiração de Espermatozoide Testicular)
A técnica consiste na punção direta no testículo com uma agulha fina, visando obter espermatozoides da amostra extraída para que sejam utilizados na FIV. Essa cirurgia é indicada nos casos em que não são encontrados espermatozoides no epidídimo.
Todas as técnicas possuem baixo risco e geralmente o paciente tem alta no mesmo dia em que realiza o procedimento.
Micro-TESE (Extração micro-cirúrgica de espermatozoide Testicular)
É uma dissecção com auxílio de microscópio realizada diretamente no testículo para extrair espermatozoides em homens com problemas graves na produção. A micro-cirurgia é realizada sob anestesia geral e os espermatozoides capturados são guardados para serem usados na FIV, geralmente no mesmo dia ou no dia seguinte.


Reversão de vasectomia
A cirurgia deve ser realizada por um especialista em microcirurgia...
Saiba Mais

Cirurgia de Varicocele
A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina no mundo...
Saiba Mais

Reprodução Assistida
Técnicas como inseminação artificial e a fertilização in vitro, são exemplos...
Saiba Mais