Muitos homens procuram a vasectomia como meio contraceptivo, o que muitos desconhecem é que este procedimento pode ser revertido. 5-10% dos homens submetidos a vasectomia vão manifestar o desejo de reverter este procedimento.
A cirurgia de reversão de vasectomia é um procedimento mais demorado e mais complexo que a vasectomia, devendo ser realizada por um especialista em microcirurgia.
As chances de sucesso da reversão variam de acordo com alguns fatores:
- Tempo decorrido entre a vasectomia e sua reversão: até 10 anos de vasectomia as chances de reversão são maiores, girando em torno de 80 a 90%. Após este período, a chance de sucesso vai caindo paulatinamente.
- Técnica da vasectomia: vasectomias que foram realizadas com cauterização dos deferentes ou ressecção de grandes segmentos, possuem um grau de dificuldade maior para a reversão.
- Experiencia do cirurgião e uso de microscópio: a experiência do cirurgião em microcirurgia e a utilização de microscópio são fundamentais para o sucesso da reversão.
O sucesso da reversão pode ser verificado em exame de espermograma pós-operatório demonstrando a presença de espermatozoides.

