

Testosterona – Repor ou não?
A testosterona é um hormônio encontrado nos homens e nas mulheres, porém, em quantidades bem maiores no corpo masculino, por isso, costuma ser conhecida como sinônimo de masculinidade.
É fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores, como os testículos e próstata, e no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo. Além disso, também é um fator determinante no comportamento sexual masculino, pois é responsável pelo aumento do desejo sexual.
A diminuição dos níveis de testosterona pode ser causada desde hábitos alimentares e cotidianos ruins, até por doenças e a velhice. Por outro lado níveis muito altos são causados pela ingestão indevida de sintéticos do hormônio, os ditos anabolizantes.
Entretanto, o corpo nunca produzirá mais testosterona que o necessário, ou seja, níveis maleficamente altos nunca serão alcançados com a produção natural do hormônio. Se de um lado níveis bons e equilibrados de testosterona trazem grandes benefícios, níveis desequilibrados trazem enormes complicações como:
- Aumento da gordura corporal
- Perda da força e de massa muscular
- Distúrbios no sono
- Redução da fertilidade
- Cansaço e indisposição
- Risco de diabetes
- Depressão
- Acne
- Dores nas articulações
- Impotência sexual
- Stress elevado
- Atrofia dos testículos
Os níveis circulantes de testosterona caem com a idade. O declínio começa ao atingirmos a maturidade e prossegue à medida que envelhecemos, mas a velocidade de queda é muito variável. Alguns homens com mais de setenta anos mantêm níveis próximos aos dos jovens, enquanto outros já apresentam concentrações baixas aos quarenta.
Para saber se é necessário um tratamento para reposição, é preciso procurar uma ajuda dos médicos IDS!
Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home1/insti703/idshomem.com.br/wp-content/themes/housemed/framework/lib/mkdf.functions.php on line 216